Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1999), mestre e Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Machado na área de Cafés Especiais, Pós – Colheita, Industrialização do Café e Barismo. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado e Diretor do Polo de Inovação Tecnológica EMBRAPII – Agroindústria do Café. É Q-Grader, Barista e Mestre em Torra.
A prática da torra de cafés é uma ciência aliada a arte que deve ser compreendida para utilização na sua melhor forma em micro, pequenas e grandes indústrias e no segmento de análises de cafés de forma cada vez mais importante na Agroindústria do Café.
A torra de cafés exige conhecimento dos sistemas de processamento dos grãos, das características desses grãos, dos equipamentos envolvidos, da química do processo, características termodinâmicas e dos objetivos para qual precisamos desses cafés.
A Abilitá oferece o curso de 3 dias com o princípio de fornecer uma base sólida àqueles que pretendem dominar essa arte.
Fornecer o conhecimento base para o participante na prática da torra de cafés, em casa ou comercialmente, e dar condições ao mesmo de conduzir essas torras desde uma micro torrefação a uma grande indústria.
• A avaliação será feita no decorrer das atividades mediante a interação do grupo frente às proposições.
• Atividades práticas para aplicação do conteúdo apresentado.
• Será aplicado ao final do curso uma avaliação do curso e uma autoavaliação do discente para conscientização sobre novas competências adquiridas.